segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tempo bem gasta quando se assiste "O Leitor"

Abandonei o blog por várias semanas. Acho que não estava com cabeça para escrever algo. Nunca tive tanta falta de tempo assim. Nunca quis tanto descansar sem peso na consciência.
Assiti O Leitor e me emocionei. Filme que vale a pena.
Abaixo segue a crítica que fiz para o Jornal do Ceca da UEL. :)


O Leitor (The Reader, 2008)

Como remontar um romance, tendo como pano de fundo o nazismo alemão na Segunda Guerra Mundial? O filme O Leitor (The Reader, 2008) conta a história de Michael Berg, advogado alemão que relembra de sua iniciação sexual aos 15 anos com uma mulher mais velha. A mulher em questão é Hanna Schmitz, guarda da empresa de bonde local. Ao ensinar a ‘arte’ do sexo ao garoto Hanna propõe uma troca: antes de praticarem o ato ele lerá em voz alta clássicos da literatura que aprende no colégio. Algum tempo depois Hanna some. O casal que viveu um amor de verão se reencontrará em um tribunal, onde Hanna Schmitz é julgada por ter trabalhado para a SS (exército nazista).
A primeira situação que nos deparamos é o relacionamento de pessoas com idades diferentes. Porém, é interessante acompanhar a descoberta do amor pelo adolescente. Ao mesmo tempo em que é prazeroso notar a reação de Hanna a cada frase lida. A história escrita em uma página de livro toma vida na voz de Michael e isso emociona a alemã. E toda a história do longa gira em torno de um segredo, que é facilmente percebido em algumas cenas, antes de ser revelado em alto e bom som.
Em um segundo momento, somos lançados a outra realidade: o holocausto. O diretor Stephen Daldry (de Billy Eliot) aponta sutilmente a forma voluntária do cidadão comum alemão com o regime de Hitler em seus piores aspectos. Esse fato chega a incomodar já que não é comum termos um romance entre vilã e mocinho.
O jovem Michael Berg é interpretado por David Kross, que estampa de forma clara o adolescente ingênuo que tem em mãos o seu primeiro amor. Ralph Fiennes é Michael Berg depois de muitos anos, sua atuação não lembra em quase nada o menino de 15 anos alegre e apaixonado. Michael adulto parece trazer uma amargura.
Kate Winslet merece um comentário a parte. Ao interpretar Hanna Schmitz consegue passar da frieza nazista a lembrança de verão. A atriz conseguiu mostrar humanidade em um personagem que esconde seus medos atrás de uma moldura dura e fria. Por sua atuação em O leitor, Kate Winslet levou para casa a estatueta do Oscar de Melhor Atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

À vontade.