sábado, 13 de junho de 2009

Entender: a palavra do dia


Será que tudo que sai da minha boca é tudo o que eu quero dizer?
Responda como prefirir. Eu acho que não. Eu falo demais, mas nunca falo o que quero. Não tente entender o vocabulário de uma mulher, as palavras sempre vão tomar significados distintos.
Aprendi há um tempinho que não é bom guardar apenas para você o que te aflige. Ainda não sei se isso é realmente verdade. Nem sempe alguém vai pode dizer algo que me conforte, ou uma solução para meu problema. Sem essa resposta eu ficarei frustrada, é fato.
É por isso que eu vou continuar levando assim: você vai saber o necessário para conviver comigo. Eu vou te ouvir, a todo instante, quando você precisar. Vou tentar formular frases bonitas e reconfortantes, que te ajudem, mas não me peça a certeza da eficácia. Objetividade pode ser uma atributo meu, mas a certeza passou bem longe de mim.
Mulheres são inseguras, logo, podemos ter aí uma explicação para as ambiguidades e dúvidas sobre o que dizemos. Não queremos que você entenda a risca o que choramingamos, você pode entender errado. Então, mais segura é a ignorância sobre o assunto. Precisamos ter algo para lamentar, do tipo: "Ele não me entende!". Óbvio, você não se deixa entender. Se nem eu te entendo, você não pode esperar de um ser que não possui a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo (fato) uma compreensão correta e clara, sobre todas as "bobagens" que você disse.
Não sou a favor do dicionário feminino. Se nós, mulheres, temos de entender o mundo masculino, com todas suas marcas de carro, jogadores de futebol e atrizes pornôs, nada mais justo que um entendimento sobre amor, atenção e bolsas.
Não sabe nada sobre isso? Joga no Google. Torne esta ferramenta seu (a) fiel escudeiro (a).
Acho que hoje compreendi que você finje que me entende pro seu bem. Para o nosso bem.

entender
en.ten.der
(lat intendere) vtd 1 Ter idéia clara de; compreender, perceber: Não entendeu o que eu lhe disse. vtd 2 Ser hábil, perito ou prático em: Entende vários idiomas. vtd 3 Crer, pensar: Entendo que você o conseguirá. vtd 4 Interpretar, julgar: Entendo que andas mal. vtd 5 Ouvir, perceber: Entendi mal o que me disse pelo telefone. vpr 6 Proceder de acordo; combinar-se, concertar-se: Raramente se acham dois parceiros que se entendam tão bem. Entenda-se com ele. vpr 7 Estar em boa inteligência ou em boa paz: Nunca mais se entenderam, depois da lua-de-mel. vpr 8 Chegar a acordo: Vá procurá-lo, pois falando é que a gente se entende. vti 9 Ter prática ou teoria: A velha entendia de curas e mezinhas. vti 10 Tomar conhecimento como autoridade competente: O tribunal eleitoral entende de votação e apuração. vpr 11 Dizer respeito a: Este comunicado só se entende com os contribuintes faltosos. vpr 12 Ter uso da razão: Assim tenho agido, desde que me entendo. Antôn (acepção 1): ignorar. sm Opinião, critério, juízo. Dar a entender: insinuar. Entender da poda: ser perito em um assunto, ciência ou arte. Eu cá me entendo: eu sei o que tenho de fazer; eu sei a que me ater. No meu entender: segundo a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

À vontade.